sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Praesentatio B.M.V. 21 de novembro

Salve Maria Puríssima!

 


                                             
 
No dia 21 de Novembro, a Liturgia celebra a Festa da Apresentação de Nossa Senhora no Templo. Esta Festa remonta aos primeiros séculos da História da Igreja e é celebrada, pelo menos, desde o século VIII. No ano 1585, o Papa Sixto V, tornou a sua celebração universal em toda a Igreja.
Na idade de 3 anos foi a menina Maria apresentada no templo, em Jerusalém, em cumprimento à promessa feita por seus pais, São Joaquim e Santa Ana. Comenta Santo Afonso de Ligório que “uma oferta maior e mais perfeita do que a de Maria, ainda menina de 3 anos, nunca foi e nunca será feita a Deus por uma mera criatura”. (2) Com o pleno uso da razão desde a mais tenra idade, ouviu Maria a voz do Senhor, que já a chamava para dedicar-se inteiramente ao Seu serviço, como que antecipando a frase – Fiat – que diria anos mais tarde: ‘Eis aqui a serva do Senhor” (Lc 1,38).
O que esta Frase da Semana pode servir para nosso exemplo e para nossa inspiração? Dois aspectos principais, conforme ensina Santo Afonso (3):
1) Maria ofereceu-se a Deus sem demora! Quantas vezes, também nós, em nossa vida de católicos somos convidados a servir a Deus de uma forma mais efetiva, mas, buscando nossos próprios interesses, adiamos a nossa entrega indefinidamente.


A Apresentação da Virgem Maria por Titian (1534-38, Galeria dell’Accademia, Veneza)

2) Maria ofereceu-se inteiramente a Deus, seja por seu voto de virgindade, seja pela prática de todas as virtudes, seja pelo oferecimento de todos os seus trabalhos no Templo. Em nossa vida, também nós somos convidados imitar as virtudes de Maria Santíssima e entregarmos nosso coração a Deus, sem reservas!
Salve Maria!


(1) Santo Afonso Maria de Ligório. Glórias de Maria. Aparecida, SP: Santuário. 3ª. ed. 1989, página

Colaboração Ir. Nilza do Carmo



Nenhum comentário:

Postar um comentário