sábado, 13 de dezembro de 2014

Porque utilizar o Escapulário

Verdadeira razão para utilizarmos o Escapulário.

Do Livro Vida dos Santos da Ordem Carmelitana podemos destacar algumas palavras de extrema importância a respeito da verdadeira razão para utilizarmos um dos maiores presentes concedidos a nós que amamos verdadeiramente Nossa Mãe do Carmelo. Nada tem a ver com “simples amuleto” como muitos assim imaginam. Ao depararmos com alguém que traz em seu pescoço esta valiosa peça e símbolo do mais puro Amor a Deus por intermédio de Sua Mãe Nossa Senhora do Monte Carmelo, vejamos o que isto realmente significa.
“Devoção autenticada pelo ineludível testemunho de milagres, plena de promessas que por si só bastam para estimular o amor dos católicos e, o que sobreleva tudo mais, verbalmente ditada por Nossa Mãe Santíssima a um dos seus mais fiéis Carmelitas, - mereça de nós, um carinho particular e abracemo-la com fervoroso afeto. Numa época em que as seduções nos assaltam tão imprudentes quão vorazes, temos certeza de que é suficiente o trazer piedosamente o santo Escapulário para sermos preservados do fogo eterno, - é tesouro que fora demasiada insipiência desprezar.”
Tendo a honra de carregar o santo Escapulário comprometemos a realização fervorosa e fiel de “honrando uma vida santa, máxime no tocante ao cultivo da castidade, e observar as prescrições determinadas”.
Ressalva-nos ainda que “consiste em recitar o ofício de Nossa Senhora do Carmo, magnânima distribuidora deste bem inefável.”
Em outro trecho o autor chama atenção: “Nós, os Carmelitas-terceiros, temos um dever maior nesta matéria. O grande benefício que nos foi outorgado, na felicidade que fruímos, com o ser portador do glorioso hábito do Carmelo, faz-nos devedores avultados. Para tão grande dádiva valhá-nos o fácil resgate que nos depara numa fidelidade completa à devoção ao santo Escapulário”.
Estendemos assim os benefícios, tão necessários à realidade que vivemos hoje, dias de mais lágrimas de tristeza que alegrias, ao nosso convívio, pois encontram em nossa alma a Alegria do Carmelo. Basta identificarmos o santo Escapulário, não como parte da vestimenta de um Carmelita, mas como a peça principal de seu vestuário. Observará que seu modo de vida, nos seus gestos, na maneira de vestir são modestos pois o mais importante não está na figura humana que ele representa mas sim na figura magnífica celeste que ele aqui na terra representa: Nossa Santíssima Senhora do Carmelo.
E assim teremos cumprido o que nossa Santíssima Mãe quer, isto é, “teremos levado, à santa Montanha do Carmelo, as nossas almas, repletas da maior das alegrias, a que se multiplicou porque a muitos saciou, fazendo-os participantes de sua própria felicidade”.
O compromisso assumido por nós Carmelitas-terceiros em carregarmos o santo Escapulário, utilizarmos o hábito, recitarmos fielmente diariamente o santo Ofício, o santo Rosário, o fazemos pela Nossa Amada Igreja tão sofrida, pelos nossos conhecidos e desconhecidos que diariamente estão em nossas orações, pelas almas do purgatório muitas delas esquecidas, pelo clero e sua santificação e por nossa própria santificação.


Fonte: A Senhora do Lugar Maria na História e na vida do Carmelo, 1994.

Colaboração Irmã Andréia de Santa Tereza de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário